Piauí lança 1º B.O via WhatsApp do Brasil nesta segunda (30)

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), lança nesta segunda-feira (30) o BO Fácil, plataforma inédita no Brasil que permite o registro de boletins de ocorrência, envio de denúncias anônimas e acionamento da Polícia Militar pelo número 190 – tudo via WhatsApp, de forma automatizada, prática e acessível.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A solenidade de lançamento acontece às 7h, no Espaço da Cidadania Digital, localizado na Rua Clodoaldo Freitas, 729, no Centro de Teresina.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Com uso de inteligência artificial, o BO Fácil coleta informações como descrição dos fatos, data, local, envolvidos e objetos relacionados à ocorrência. Após o preenchimento, o sistema gera um protocolo em PDF, enviado diretamente ao cidadão. Todo o processo é feito de forma simples e segura, sem necessidade de deslocamento até uma delegacia.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Além do registro de ocorrências, a ferramenta oferece dois outros serviços: o atendimento 190, com envio de localização via WhatsApp para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), e o canal de Denúncia Anônima, que garante o sigilo de quem deseja repassar informações à polícia.
O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destaca o caráter pioneiro da iniciativa. “Mais uma vez, o Piauí sai na frente. Somos o primeiro estado do país a oferecer esse tipo de serviço via WhatsApp, de forma automatizada. É uma resposta concreta à necessidade de modernizar a segurança pública e aproximar o serviço do cidadão”, afirmou.
A inovação reforça a política de digitalização e acessibilidade dos serviços públicos no estado, facilitando o acesso especialmente para quem tem dificuldades de locomoção ou vive em áreas mais distantes dos centros urbanos.
Segundo o diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Anchieta Nery, o sistema utiliza IA com supervisão humana, garantindo segurança e confiabilidade. “Todas as informações passam por triagem e validação por policiais. Ocorrências falsas podem gerar responsabilização criminal. Nosso compromisso é com a seriedade, o sigilo e a eficiência”, explicou.
O BO Fácil integra o Pacto pela Ordem, estratégia do governo estadual para reforçar a segurança pública, modernizar os canais de atendimento e ampliar a confiança da população no sistema policial.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
