Chico Lucas cobra endurecimento da lei: 'Ninguém aguenta mais ver criminosos soltos'

Após a localização e o resgate do adolescente Jorge Gabriel, de 14 anos, vítima de sequestro na cidade de Monsenhor Gil, o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, fez um apelo contundente por mudanças no sistema penal e maior rigor na manutenção de criminosos perigosos encarcerados. A declaração foi dada na noite desta sexta-feira (27), em meio às investigações que resultaram na prisão de cinco suspeitos e na identificação de outros dois foragidos.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Segundo o secretário, a resposta das forças de segurança foi imediata. “Desde ontem à noite, quando soubemos do sequestro, tomamos todas as medidas. Pedi ao diretor de Inteligência, delegado Anchieta, que acionasse todo o sistema: Polícia Militar, Polícia Civil, e começamos a investigar quem eram os autores de crimes que atuavam na região”, afirmou.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Chico Lucas destacou a capacidade técnica da polícia piauiense, ressaltando que o Estado tem alcançado índices expressivos de prisões com baixa letalidade. No entanto, ele apontou o que considera o maior entrave para o enfrentamento da criminalidade: a reincidência.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
“Quero enfatizar: nossa polícia está tecnicamente preparada, é uma das que mais prendem e com menor letalidade do país. Mas faço um apelo aos congressistas, aos juristas, ao sistema de Justiça: que mantenham essas pessoas presas. Um dos mentores intelectuais do sequestro, que já estamos próximos de capturar, foi preso várias vezes, inclusive pelo Draco, e está solto cometendo um crime hediondo como esse — o sequestro de um jovem que poderia ser meu filho, seu filho, o filho de qualquer cidadão”, declarou.
O secretário cobrou seriedade no tratamento a crimes violentos e defendeu que indivíduos com histórico de delitos graves permaneçam presos enquanto respondem judicialmente. “A polícia tem feito seu trabalho, mas precisamos que as demais autoridades também façam o seu. Ninguém aguenta mais ver criminosos sendo presos e, pouco tempo depois, soltos. É preciso que o crime tenha consequência real.”
O caso do adolescente sequestrado mobilizou grande aparato policial e revelou mais uma vez a atuação de facções criminosas no interior do estado. A SSP-PI informou que as buscas pelos dois foragidos continuam e que o grupo preso já era investigado por outros delitos, incluindo extorsão.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
