Telescópio produzido por estudantes piauienses é entregue a ganhador do Prêmio Nobel de Física

Um dos telescópios desenvolvidos por estudantes da Rede Estadual do Piauí está em Londres e foi entregue, nesta quinta-feira (26), ao físico George F. Smoot, vencedor do Prêmio Nobel de Física. A peça é resultado de uma experiência pedagógica nas aulas de Robótica e Tecnologia em escolas da Secretaria de Estado da Educação do Piauí.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O equipamento foi construído por estudantes dos Centros Estaduais de Tempo Integral (Cetis) Júlia Nunes e Cristino Castelo Branco, em Teresina. Produzido majoritariamente com peças impressas em 3D, o telescópio foi uma das atrações nos estandes do Seduckathon 2025, maior hackathon de escolas públicas do mundo, despertando atenção pela criatividade e tecnologia.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Para Rayla Sousa Oliveira, estudante do Ceti Júlia Nunes e medalhista da MOBFOG 2025, participar da construção foi uma experiência marcante. “Foi transformador. A sensação de ver as ideias ganharem forma e saber que nosso esforço chegou às mãos de um ganhador do Nobel é motivo de muito orgulho, realização e gratidão”, destacou a jovem.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Já para Jonas Pereira, estudante do Ceti Cristino Castelo Branco, o projeto abriu portas para descobertas. “Eu nunca tinha usado uma impressora 3D e poder montar um telescópio e, depois, observar os astros com ele foi maravilhoso. E agora saber que essa peça chegou até um Prêmio Nobel de Física, é indescritível”, relata.
A iniciativa faz parte do programa Robótica Seduc + Tron, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) que leva Robótica para 100 escolas da Rede Pública Estadual com formação continuada de professores e entrega de kits pedagógicos e tecnológicos. A expectativa agora é ampliar a produção do telescópio para outras unidades escolares.
Do Piauí para o mundo
O secretário Washington Bandeira celebrou a conquista dos estudantes e destacou a relevância do feito. “É uma honra para o Piauí ver um telescópio construído por nossas alunas e alunos chegar às mãos de um cientista do Prêmio Nobel de Física. Isso mostra que nossos jovens têm talento, capacidade e, com as oportunidades certas, podem ir longe. Esse é o resultado de uma política pública que acredita na juventude e aposta alto na transformação social”, pontuou o gestor.
Fonte: Gov-PI
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
