Júlio César apoia emenda de Ciro que garante transição no fim da reeleição a partir de 2028

Durante a reunião realizada nesta sexta-feira (27), na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), o deputado federal Júlio César manifestou seu apoio à emenda apresentada pelo senador Ciro Nogueira à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 12/2022, que trata do fim da reeleição para cargos do Executivo e da unificação das eleições.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O parlamentar ressaltou a importância da articulação política para garantir avanços significativos no sistema eleitoral brasileiro, destacando o ritmo acelerado e as negociações em andamento para aprovar mudanças estruturais no Congresso.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
“O maior problema do sistema eleitoral brasileiro é ter eleição a cada dois anos. Para mudar isso, é preciso muita articulação, e é isso que está acontecendo com a emenda do senador Ciro Nogueira, que conta com o apoio do relator da PEC, senador Marcelo Castro, e da senadora Jussara Lima. Nós vamos trabalhar para que essa emenda avance,” afirmou Júlio César.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Ele ainda lembrou que a emenda já conta com 10 assinaturas em apoio desde o início desta semana e destacou a experiência da bancada piauiense na condução de pautas complexas no Senado.
“Assim como articulamos a votação da PEC que reduzia o número de vagas dos deputados federais do Piauí de 10 para 8 e dos deputados estaduais de 30 para 24 — uma votação apertada, que foi aprovada por um voto — estamos empenhados em avançar também com essa emenda. Foi uma vitória importante para o nosso estado, e agora seguimos na luta pela aprovação da PEC do fim da reeleição,” acrescentou.
A PEC que prevê o fim da reeleição e a unificação dos mandatos em cinco anos já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e aguarda votação no Plenário, com pedido de urgência. A emenda do senador Ciro Nogueira busca assegurar uma transição justa para prefeitos eleitos em 2024, garantindo-lhes o direito à reeleição em 2028.
Ver essa foto no Instagram
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
