Toninho de Caridade debate fim da reeleição na APPM e destaca economia com eleições unificadas

O ex-prefeito de Caridade do Piauí e ex-presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade, participou nesta sexta-feira (27) do encontro promovido na sede da entidade, em Teresina, para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 12/2022), que propõe o fim da reeleição para cargos do Executivo e estabelece mandato único de cinco anos. O encontro contou com a presença de senadores, deputados e dezenas de prefeitos de todo o estado.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Durante a reunião, Toninho destacou que o debate sobre o fim da reeleição é legítimo e necessário, por ser um tema que mobiliza gestores públicos em todo o país. Ele ponderou que a reeleição, embora tenha proporcionado avanços em algumas administrações, também gerou desequilíbrios no processo democrático.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
“É uma discussão que já está em todo o Brasil. A reeleição teve seu lado positivo, mas também trouxe disparidades na disputa, especialmente no uso da máquina pública. Por outro lado, quatro anos ainda é pouco tempo para um prefeito executar uma gestão mais eficiente, principalmente diante da burocracia que a própria União impõe com os convênios e os investimentos”, afirmou Toninho.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Para ele, o fim da reeleição, aliado à ampliação do mandato para cinco anos e à unificação das eleições, representa uma solução mais justa e equilibrada.
“Acredito que é justo o fim da reeleição, desde que venha com o mandato de cinco anos. E sou a favor da coincidência das eleições. Vamos economizar recursos públicos com campanhas, com a estrutura da Justiça Eleitoral e com o fundo eleitoral, que deixará de ser acionado de dois em dois anos para ser utilizado apenas a cada cinco anos, em um único pleito geral”, defendeu o ex-presidente da APPM.
Toninho de Caridade é considerado um dos exemplos de gestão exitosa no interior do estado. Reeleito em 2020, sua candidatura foi a única registrada em Caridade do Piauí naquele ano, reflexo de sua ampla aprovação popular. Com forte atuação municipalista e trânsito político consolidado, o ex-prefeito é apontado como um dos nomes mais cotados para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nas eleições de 2026.
Ver essa foto no Instagram
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
