Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Toninho de Caridade debate fim da reeleição na APPM e destaca economia com eleições unificadas

Por Cristina
Portal R10
Portal R10 |

O ex-prefeito de Caridade do Piauí e ex-presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade, participou nesta sexta-feira (27) do encontro promovido na sede da entidade, em Teresina, para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 12/2022), que propõe o fim da reeleição para cargos do Executivo e estabelece mandato único de cinco anos. O encontro contou com a presença de senadores, deputados e dezenas de prefeitos de todo o estado.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Durante a reunião, Toninho destacou que o debate sobre o fim da reeleição é legítimo e necessário, por ser um tema que mobiliza gestores públicos em todo o país. Ele ponderou que a reeleição, embora tenha proporcionado avanços em algumas administrações, também gerou desequilíbrios no processo democrático.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

“É uma discussão que já está em todo o Brasil. A reeleição teve seu lado positivo, mas também trouxe disparidades na disputa, especialmente no uso da máquina pública. Por outro lado, quatro anos ainda é pouco tempo para um prefeito executar uma gestão mais eficiente, principalmente diante da burocracia que a própria União impõe com os convênios e os investimentos”, afirmou Toninho.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Para ele, o fim da reeleição, aliado à ampliação do mandato para cinco anos e à unificação das eleições, representa uma solução mais justa e equilibrada.

“Acredito que é justo o fim da reeleição, desde que venha com o mandato de cinco anos. E sou a favor da coincidência das eleições. Vamos economizar recursos públicos com campanhas, com a estrutura da Justiça Eleitoral e com o fundo eleitoral, que deixará de ser acionado de dois em dois anos para ser utilizado apenas a cada cinco anos, em um único pleito geral”, defendeu o ex-presidente da APPM.

Toninho de Caridade é considerado um dos exemplos de gestão exitosa no interior do estado. Reeleito em 2020, sua candidatura foi a única registrada em Caridade do Piauí naquele ano, reflexo de sua ampla aprovação popular. Com forte atuação municipalista e trânsito político consolidado, o ex-prefeito é apontado como um dos nomes mais cotados para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nas eleições de 2026.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Portal R10 (@portalr10)

Comente