Sílvio defende fim da reeleição e mandato único de 5 anos durante encontro na APPM

Durante reunião na manhã desta sexta-feira (27), na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), declarou apoio à proposta de emenda constitucional que prevê o fim da reeleição para cargos do Executivo no Brasil. Em entrevista ao Portal R10 durante o encontro, o gestor afirmou ser contra a possibilidade de reeleição e defendeu a adoção de um mandato único de cinco anos para prefeitos, governadores e presidente da República.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Sílvio Mendes argumentou que o atual modelo estimula distorções no processo político, especialmente em relação ao uso indevido de recursos públicos durante campanhas eleitorais. “A impunidade estimula as pessoas a praticarem o que não devem — desvio de dinheiro público, má gestão, não cumprimento daquilo que prometeram”, afirmou.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Para ele, o processo eleitoral se tornou demasiadamente caro e, muitas vezes, compromete a integridade dos mandatos. “A eleição está cada vez mais cara. Às vezes, você vai para uma eleição no Legislativo já devendo o que prometeu. É preocupante quando sabemos que há candidatos que gastam milhões para se eleger. Se o salário do cargo não cobre esse gasto, desconfia-se, com razão, que algo está errado”, pontuou o prefeito.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Sílvio destacou que o fim da reeleição contribuiria para o fortalecimento da gestão pública e da ética na política. “Sou contra a reeleição. Prefeitos, governadores e o presidente devem ter um único mandato, de cinco anos, sem possibilidade de recondução. Isso daria mais estabilidade e menos uso político da máquina pública”, defendeu.
A fala do prefeito ocorre no contexto da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 12/2022), aprovada recentemente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que propõe o fim da reeleição para o Executivo e estabelece mandatos de cinco anos para todos os cargos eletivos, com unificação das eleições a partir de 2034.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
