Instituto de Cidadania reforça importância de atualizar a identidade para quem vai viajar nas férias

Com a aproximação das férias escolares de julho, aumenta também o fluxo de passageiros em rodoviárias, aeroportos e pontos turísticos em todo o país. Para garantir tranquilidade nas viagens, a Secretaria de Segurança Pública, por meio do Instituto de Cidadania Digital, orienta os piauienses a verificarem com antecedência a situação da documentação pessoal especialmente da Carteira de Identidade.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A recomendação é que os cidadãos atualizem para o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que passou a ser o padrão oficial em todo o Brasil. O documento é mais seguro, utiliza o CPF como número único de identificação e também está disponível na versão digital por meio dos aplicativos gov.br e gov.pi Cidadão, facilitando o acesso a serviços públicos e privados.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A apresentação de documento oficial com foto válido é exigida em processos de embarque, hospedagens e cadastros em plataformas de transporte e eventos. Além disso, para viagens a países do Mercosul, a CIN é aceita como documento oficial de embarque.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Quem deve atualizar?
- Pessoas que ainda utilizam o antigo modelo do RG;
- Crianças e adolescentes que ainda não possuem documento com foto válido;
- Cidadãos que desejam utilizar a versão digital da identidade em viagens ou serviços.
A emissão da CIN é gratuita para a primeira via e para quem deseja substituir o modelo anterior. Para solicitar, é necessário apresentar: Certidão de nascimento ou casamento atualizada (emitida nos últimos 10 anos, com número de matrícula e selo de verificação), CPF e Comprovante de endereço.
Atualmente, o Instituto de Cidadania Digital conta com mais de 183 unidades de atendimento, distribuídas em 158 municípios piauienses, garantindo amplo acesso à população em todas as regiões do estado.
Fonte: Gov-PI
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
