Luana Xavier relata que sofreu racismo por parte de criança em shopping

A atriz e apresentadora Luana Xavier, de 37 anos, usou suas redes sociais nesta quarta-feira (11) para relatar um episódio de racismo que vivenciou no Salvador Shopping. Em um vídeo publicado no Instagram, Luana contou que foi ofendida por uma criança, enquanto visitava uma exposição no local.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
“Sim, sofri racismo vindo de uma criança. Mas já imagino que receberei comentários dizendo que o que aconteceu não foi racismo, ou que foi uma brincadeira de criança”, afirmou a artista, visivelmente abalada com a situação.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Segundo Luana, a criança a olhou e repetiu por três vezes: “Você é feia”. O comentário, aparentemente simples, foi interpretado pela atriz dentro de um contexto mais amplo de racismo estrutural. Ela explicou que a reação inicial foi de pensar em responder de forma lúdica, mas acabou optando por uma postura mais firme.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
“Fechei a cara pra ela, fiz uma cara muito séria, encarei ela, que era pra ela saber que estava sendo repreendida, que ela não deveria fazer aquilo”, relatou. Após o olhar repreensivo, a criança abaixou o tom e parou com os comentários.
Luana também questionou a ausência de reação por parte do pai da menina, que, segundo ela, estava ao lado e aparentemente escutava a filha. “Será que aquele pai não estava ouvindo o que aquela criança estava fazendo? Porque ela estava no ouvido dele”, disse.
A atriz enfatizou que episódios como esse não são isolados para pessoas negras no Brasil. “O que eu preciso situar vocês é que pessoas pretas passam por situações de racismo o tempo inteiro, então a gente começa a diferenciar, a saber o que é racismo e o que não é”, explicou.
Ao final do vídeo, Luana Xavier confessou estar emocionalmente abalada com o ocorrido.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
