Uespi apresenta programa de apoio financeiro para estudantes com filhos

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizou, nesta terça-feira (10), em Teresina, a apresentação oficial do Auxílio-Creche. O novo programa é voltado para estudantes com filhos pequenos, resultado da articulação entre o Pacto pelas Crianças do Piauí, o Governo do Estado e a própria universidade.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A iniciativa garantirá o repasse de R$ 300 mensais, por até dois anos, para discentes com filhos de até seis anos, priorizando aqueles em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. A ação visa fortalecer a permanência estudantil e garantir os direitos das crianças na primeira infância.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A coordenadora do programa na universidade, a pró-reitora de Extensão, professora Ivoneide Alencar, informou que o edital com os critérios de seleção será lançado nos próximos dias.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Com o Auxílio-Creche, o Pacto pelas Crianças do Piauí reafirma seu compromisso com o desenvolvimento integral da infância e com a criação de redes de apoio que garantam cuidado, proteção e equidade desde os primeiros anos de vida.
Auxílio-Creche
Podem se inscrever estudantes matriculados em cursos presenciais de graduação ou tecnológicos da Uespi. É indispensável estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos. Além disso, o estudante deve estar inscrito no Cadastro Único (Cadúnico), ter a guarda legal do(a) filho(a) e residir com ele(a)
Serão concedidos um total de 100 auxílios, distribuídos entre 12 campi da Uespi. Os campi com maior número de vagas são: Teresina (Poeta Torquato Neto): 43 vagas; Teresina (Clóvis Moura): 10 vagas; Parnaíba: 10 vagas; Floriano e Picos: 7 vagas cada. Os demais campi terão entre 2 e 4 vagas disponíveis
O processo seletivo ocorrerá em quatro etapas: inscrição online via SIGAA, com o envio da documentação necessária; análise socioeconômica; entrevista social, caso seja considerada necessária; e classificação final por menor renda per capita.
Em caso de empate ou para desempate, serão considerados os seguintes critérios de prioridade: discentes mães solo; discentes com deficiência; discentes com filhos com deficiência; discentes que ingressaram por ações afirmativas; e maior idade.
Os documentos que podem ser solicitados incluem: RG, CPF e comprovante de matrícula; certidão de nascimento da criança; comprovantes de renda e de inscrição no Cadúnico; e declaração de guarda e/ou residência com o (a) filho(a). Documentação do cuidador também pode ser solicitada, se houver.
Mais informações no Edital.
Fonte: Governo do Estado
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
