‘Não ia me submeter à maior vaia da história’, diz Bolsonaro por não passar faixa a Lula

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (10), durante depoimento à Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu não passar a faixa presidencial ao seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para evitar o que chamou de “a maior vaia da história do Brasil”.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
“Eu não ia me submeter à maior vaia da história do Brasil. Não passei porque não ia me submeter a passar a faixa para esse atual mandatário do Brasil”, disse Bolsonaro, evitando mencionar diretamente o nome de Lula.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A declaração foi dada enquanto o ex-presidente respondia a questionamentos do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Bolsonaro é um dos réus do processo e foi o sexto a prestar depoimento.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Durante o interrogatório, Bolsonaro comentou ainda sobre o clima entre ele e seus aliados após a derrota eleitoral. “Tínhamos que entubar o resultado das eleições”, afirmou, sugerindo que, apesar da inconformidade, não havia mais nada a ser feito após a confirmação da vitória de Lula.
O episódio da não transmissão da faixa presidencial, que tradicionalmente simboliza a transição democrática entre governos, foi interpretado por muitos como um gesto de desrespeito institucional. À época, Bolsonaro deixou o país dois dias antes da posse do presidente eleito, viajando para os Estados Unidos.
O depoimento desta terça é mais um capítulo da série de investigações conduzidas pelo STF envolvendo aliados e ex-integrantes do governo Bolsonaro, com foco na articulação de ações golpistas para impedir a posse de Lula ou reverter o resultado das urnas.
Assista ao vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
