Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Fábrica da Coca-Cola tem produção de refrigerantes suspensa após risco de contaminação

Por Bruna Dias
Reprodução / Instagram Coca-Cola
Reprodução / Instagram Coca-Cola | G1

O Ministério da Agricultura suspendeu temporariamente a produção de refrigerantes em uma unidade da empresa Solar Coca-Cola, localizada em Maracanaú (CE). A Solar é a segunda maior fabricante dos produtos da Coca-Cola no Brasil.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (4) pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, após a identificação de cafeína — um dos componentes do refrigerante — no líquido de resfriamento utilizado na fábrica, que é composto por etanol alimentício (álcool comestível) e água.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

De acordo com o ministro, o foco da investigação é descobrir se houve o inverso da contaminação, ou seja, se o etanol usado no resfriamento pode ter entrado no refrigerante, o que configuraria um problema de natureza comercial — já que bebidas não alcoólicas não podem conter álcool.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

“Se tiver a presença de etanol alimentício [no refrigerante], não pode comercializar. Mas, se por acaso alguém consumir, não vai morrer”, declarou Fávaro, em tom descontraído, acrescentando: “Se tiver etanol alimentício, aí virou uma Cuba-libre”.

Apesar da leveza do comentário, o ministério trata a apuração com seriedade. Cerca de 9 milhões de litros de refrigerante foram encaminhados para análise laboratorial. A expectativa é que os testes sejam concluídos ainda nesta quarta-feira.

A Solar informou, por meio de nota, que a suspensão da produção foi preventiva e que rigorosos testes estão sendo realizados para comprovar a segurança dos produtos.

“A Solar segue rigorosos protocolos de controle sanitário e de qualidade, reafirmando seu compromisso com altos padrões internacionais de produção, segurança alimentar em todas as etapas”, afirmou a empresa.

“Reiteramos que nossos produtos são 100% seguros, sem qualquer risco para os consumidores.”

A suspensão vale apenas para a unidade de Maracanaú. As demais fábricas da empresa seguem funcionando normalmente.

 

 

 

 

Fonte: G1

Comente