Reisado do Peador leva tradição e fé ao palco do Theatro 4 de Setembro

Tradição, religiosidade, cultura popular e identidade. Esses são os pilares que sustentam uma das manifestações folclóricas mais marcantes do Brasil: o Reisado. No Piauí, essa tradição resiste e floresce graças à dedicação de grupos como o Reisado do Peador, do município de Simplício Mendes, a 416 km de Teresina.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Com mais de 70 anos de história, o grupo se apresenta nesta quarta-feira, 4 de junho, no Theatro 4 de Setembro, em Teresina, com o espetáculo “Auto de Reis do Peador – Um Reisado Piauiense”, às 20h. A entrada será mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Fundado em 1952 na comunidade rural do Peador com a chegada da família Torquato — portadora de uma intensa fé cristã — o grupo expressava sua devoção por meio da música, dança e narrativa do Reisado. Após anos de atividade, a manifestação adormeceu por cerca de 15 anos, ameaçada pelo esquecimento.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A retomada aconteceu em 2016, através do trabalho do ASCENDER – Ponto de Educação e Cultura, que mobilizou a comunidade para recuperar as tradições quase perdidas, transmitidas até então apenas pela oralidade. A iniciativa deu novo fôlego ao Reisado e foi reconhecida oficialmente: o grupo se tornou Patrimônio Cultural Imaterial de Simplício Mendes, e o Peador, uma Comunidade Tradicional.
Agora, o espetáculo volta ao palco em formato de musical, resgatando a religiosidade sertaneja e a sabedoria ancestral do povo piauiense. A apresentação foi contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com apoio do Ministério da Cultura, Governo do Estado do Piauí e Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
“O Reisado do Peador é um exemplo potente de como a cultura popular resiste, se reinventa e emociona. Por meio da PNAB, temos a oportunidade de fortalecer manifestações culturais que nascem no interior do estado e merecem visibilidade, respeito e incentivo”, destacou o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
