Piauí realiza maior formação de brigadistas florestais da história do estado

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promoveu neste fim de semana, a maior formação de brigadistas florestais já realizada no estado, com a certificação de 182 novos profissionais, entre eles 36 mulheres, que agora estão aptos a atuar na prevenção e combate aos incêndios florestais em diversas regiões do estado. A ação aconteceu no município de Itainópolis-PI e contou com a parceria do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Piauí (PM-PI).
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A ação faz parte da estratégia do Governo do Estado de reforçar a proteção ambiental e ampliar a atuação das brigadas em territórios vulneráveis, especialmente durante o período de estiagem. Os novos brigadistas irão atender municípios dos vales do Itaim e Canindé, São Raimundo Nonato e regiões adjacentes, áreas frequentemente afetadas por queimadas.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Além do treinamento técnico e da certificação, o evento contou com a distribuição de 4.500 mudas nativas destinadas aos 14 municípios contemplados, como parte das ações de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O secretário de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, destacou a importância da formação como um investimento direto na proteção do bioma e na valorização das comunidades locais.
“Foi um dia histórico para o meio ambiente do Piauí. Estamos não apenas formando brigadistas, mas criando uma rede de proteção e resposta rápida aos incêndios florestais, fortalecendo a presença do Estado nos territórios e promovendo a sustentabilidade de forma concreta”, afirmou o gestor.
O coordenador de Instrução e Prevenção a Incêndios Florestais da Semarh, Shandallyê Araújo, reforçou a dimensão técnica e estratégica da formação.
“Estamos formando brigadistas com alto nível de capacitação, prontos para atuar com segurança e eficiência em campo. É um passo fundamental para enfrentarmos os desafios impostos pelas mudanças climáticas e proteger nossas áreas verdes”, reforçou o gestor.
A presença feminina também foi um destaque da solenidade. Ao todo, 36 mulheres concluíram a formação, o que representa um avanço significativo na inclusão e protagonismo feminino na agenda ambiental. A brigadista Lucilânia Silva, do município de Simplício Mendes, tem orgulho de fazer parte das brigadas florestais.
“Ser brigadista é mais do que combater fogo. É cuidar da nossa terra, proteger as nossas comunidades. Desde 2022, a gente vem atuando no município para contribuir com o meio ambiente e é uma satisfação muito grande estar ali no meio fazendo parte e incentivar outras mulheres”, disse a brigadista.
Fonte: Gov-PI
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
