Podcast vira ferramenta pedagógica na Uespi de Piripiri

Estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no campus Professor Antônio Giovani Alves de Sousa, em Piripiri, estão inovando na forma de aprender e ensinar. Como parte da disciplina História Social da Criança, os futuros pedagogos estão utilizando o podcast como ferramenta pedagógica para explorar temas complexos ligados à infância, promovendo uma formação docente mais crítica, inclusiva e conectada à contemporaneidade.
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A proposta, conduzida pela professora Juliana Oliveira, busca integrar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ao processo de ensino-aprendizagem. Os estudantes foram desafiados a produzir conteúdos em áudio e vídeo, permitindo o exercício da autonomia, da criatividade e do protagonismo estudantil.
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“O podcast foi escolhido por ser um recurso multimídia versátil, capaz de englobar áudio e vídeo. Além de diversificar as formas de avaliação, ele facilita a compreensão dos conteúdos e estimula o aprofundamento dos alunos em temas ainda pouco explorados sobre a infância”, explica a professora Juliana.
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Cada grupo teve liberdade para escolher o formato e o tema do seu episódio, possibilitando a experimentação prática da cibercultura e o fortalecimento da autoria discente. Para a docente, o uso das TDICs vai além da inovação tecnológica. “É uma forma de ampliar o repertório teórico dos alunos, fomentar discussões sobre inclusão e exclusão — seja social, econômica ou digital — e prepará-los para lidar com temáticas delicadas dentro da sala de aula.”
Os temas abordados nos podcasts são variados e refletem questões urgentes da sociedade atual. Entre eles, estão o racismo e a escravidão, analisados a partir de uma perspectiva crítica e antirracista, com o objetivo de contribuir para uma infância mais justa. A transexualidade também é discutida, com foco nas vivências de crianças e adolescentes trans, promovendo a valorização da diversidade e o combate ao preconceito.
Outros episódios exploram o papel da religião na vida das crianças em diferentes contextos históricos e culturais, os desafios enfrentados por crianças refugiadas e suas famílias, além das dificuldades de adaptação escolar de crianças em contextos circenses, devido à constante mobilidade. Também são levantadas reflexões importantes sobre crianças com necessidades específicas, suas barreiras educacionais e os caminhos possíveis para uma pedagogia mais inclusiva.
A experiência com podcasts não apenas amplia os horizontes teóricos dos estudantes, como também os prepara para práticas docentes mais sensíveis e alinhadas com as realidades sociais do século XXI. Ao dar voz aos alunos e aos temas que tratam, a atividade reforça o compromisso da Uespi com uma formação pedagógica transformadora.
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