HUT ganha nota máxima em segurança do paciente

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) ganhou certificação de alta conformidade para hospitais com Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) segundo a Avaliação Nacional de Segurança do Paciente 2024. A certificação foi entregue durante Seminário Estadual Prevenir e Cuidar: Um olhar para as práticas de Segurança do Paciente, Prevenção e Controle de IRAS, e Saúde do Trabalhador do município de Teresina realizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI),
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Para ter direito a certificação o hospital preenche um formulário, online, com 21 indicadores sobre a estrutura, processos referentes às práticas de segurança, além de itens sobre a caracterização do serviço de saúde. Após a finalização da etapa de avaliação documental, os órgãos estaduais de controle das infecções realizam pessoalmente visita aos serviços participantes. Os resultados são consolidados pelo estado e enviados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Somente os serviços de saúde com 100% de adesão as práticas de segurança recebem a certificação.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A certificação faz parte do Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2025 do Ministério da Saúde. É uma estratégia para a promoção da cultura da segurança, com gestão de riscos, aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Lenier Braga, do Núcleo de Segurança do Paciente do HUT, fala que o recebimento da certificação é um reconhecimento aos esforços do HUT em manter o alto padrão da assistência prestada aos pacientes. “É também um estímulo a mais para nos manter no caminho da segurança e da garantia da aplicação das boas práticas assistenciais em nossa instituição, diz Lenier.
“A certificação mostra o trabalho da equipe do HUT em garantir que os pacientes recebam cuidados seguros para evitar intercorrências e danos desnecessários durante o tratamento”, diz Aranucha Brito, diretora geral do HUT. A segurança do paciente será sempre uma prioridade no HUT onde trabalhamos buscando reduzir riscos e melhorando a qualidade da assistência, reforça Aranucha.
Fonte: PMT
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
