Cirurgia de catarata devolve autonomia a idosa de 80 anos no Hospital Getúlio Vargas

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nesta terça-feira (27), a cirurgia de catarata da professora aposentada Maria José de Sousa, de 80 anos, natural de Jaboatão dos Guararapes (PE). Conhecida como Dona Zeza, a idosa emocionou a equipe médica ao expressar a alegria de poder retomar as atividades que mais ama: ler, costurar e cozinhar.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
“Fui tratada muito bem, como uma rainha, por todos os profissionais, do maqueiro ao mais capacitado”, declarou, visivelmente emocionada, ao deixar o centro cirúrgico.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Com 25 anos de dedicação ao magistério, Dona Zeza revelou que sua paixão pelos livros começou ainda na infância, incentivada pelo pai, que trabalhava na antiga Editora Saraiva. “Todos os meses, íamos à capital, Recife, visitar a livraria. Ele me apresentou aos livros”, relembra. “A Bíblia, no entanto, continua sendo minha leitura predileta, herança do meu pai e da fé da minha mãe”, complementou.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Mesmo sem exercer a costura profissionalmente, ela mantém uma máquina em casa, onde realiza pequenos consertos e criações. Já na cozinha, a paixão é ainda maior. “Gosto de cozinhar porque adoro comer. Comer é uma das sete maravilhas do mundo!”, brinca.
A cirurgia de catarata devolveu mais do que a visão: trouxe de volta a autonomia e a alegria de viver. “É um recomeço”, resume Dona Zeza, com gratidão no olhar e um livro nas mãos.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
