Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Estudantes de Pedro II ganham ouro na Olimpíada Brasileira de Tecnologia

Por Maria Hemanuella
(Foto: Ascom Seduc)
(Foto: Ascom Seduc) |

Com um projeto que une tecnologia, empatia e inovação, estudantes da rede estadual de ensino do Piauí, em Pedro II, conquistaram a medalha de ouro na 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT). O reconhecimento veio com o aplicativo Cognitus, criado para oferecer apoio pedagógico a estudantes com TDAH, autismo e dislexia.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

O app foi desenvolvido por alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professora Angelina Mendes Braga, dentro do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Informática para Internet. A equipe é formada pelos estudantes Dalila Maria da Silva Andrade, Rafael Sousa Magalhães, Gustavo de Sousa Barros, Débora Lima de Almeida e Camila Santiago Freire, com orientação do professor Cleber Araújo.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

“Criamos o Cognitus com o objetivo de oferecer apoio cognitivo e promover a inclusão de forma lúdica, acessível e eficaz. Ganhar esse prêmio foi a prova de que nossa ideia tem força”, comemora Dalila. “Nos fez acreditar ainda mais que podemos, sim, fazer a diferença.”

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Inclusão e protagonismo como motores da educação

O projeto nasceu da vivência dos próprios alunos na escola e propõe métodos alternativos de ensino para facilitar o aprendizado de estudantes neurodivergentes. A ideia alia tecnologia ao compromisso social e reforça a importância de uma educação conectada com as demandas da realidade.

Com a vitória, os estudantes participarão da Semana da Escola Avançada de Tecnologia, em São José dos Campos (SP), onde terão mentorias com especialistas do MIT Brazil, Instituto Alpha Lumen e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) — instituições referência em ciência e inovação no Brasil e no mundo.

Escola pública como referência nacional

O Ceti Professora Angelina Mendes Braga foi a única escola de Tempo Integral integrada à Educação Profissional a conquistar medalha de ouro na modalidade escola técnica da OBT 2025. A conquista reforça o sucesso do modelo adotado no Piauí, que atualmente oferece ensino em Tempo Integral com formação técnica a todos os alunos da rede estadual de Ensino Médio.

“A medalha é um reconhecimento do esforço dos alunos e do professor, mas também da visão estratégica de apostar em um modelo de ensino que prepara para o futuro”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira. “O Ceti de Pedro II é um exemplo do que pode ser alcançado quando há estrutura, formação e incentivo.”

Do Piauí para o mundo

Além da OBT, o Cognitus é finalista do Seduckathon, hackathon promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que será realizado em junho, em Teresina. A competição pode levar os alunos a um intercâmbio educacional, ampliando ainda mais as fronteiras do conhecimento.

“Foi uma experiência que mexeu com o emocional e elevou a autoestima dos alunos. Eles sonharam grande, acreditaram e fizeram acontecer. Esse ouro é deles, mas também de todos que acreditam no poder da escola pública”, destacou o professor Cleber Araújo.

Educação conectada com o futuro

O Piauí se tornou o primeiro estado do Brasil a incluir Inteligência Artificial como disciplina obrigatória no Ensino Médio. Mais de 120 mil alunos da rede estadual estudam robótica, programação e desenvolvimento de sistemas dentro da escola, refletindo uma política pública ousada e eficaz.

 

Esse investimento já traz frutos: jovens desenvolvendo soluções reais, ganhando prêmios e protagonizando histórias que inspiram. “Estamos construindo uma educação com oportunidades reais para os nossos jovens”, conclui o secretário Washington Bandeira. “Quando eles vencem, o Piauí inteiro vence junto.”

Comente