Curta-metragem de alunos da rede estadual é selecionado para mostra de cinema em Teresina

O talento dos estudantes da rede pública do Piauí vai ganhar as telonas. Alunos do Curso Técnico de Audiovisual do Ceti Premen Norte, em Teresina, tiveram o curta-metragem “Cinara” selecionado para a Mostra de Curtas do Piauí, parte oficial do Therecine – Mostra de Cinema de Teresina. A exibição acontecerá no dia 29 de maio, no Cine Sesc Cajuína, e o filme concorre ao Troféu Chapada do Corisco, com votação do júri popular.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A conquista reforça o protagonismo estudantil e a qualidade da formação técnica oferecida na rede estadual por meio do projeto Cinema na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Um filme com a cara do Piauí
“Cinara” conta a história de uma jovem da periferia de Teresina, atravessada por conflitos familiares, dilemas sociais e paixões inesperadas. A direção é de Evellyn Reis, de apenas 16 anos, que descobriu no projeto uma nova perspectiva de futuro.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
“Dirigir ‘Cinara’ me mostrou que sou capaz de muito mais do que imaginava. Estar na Mostra é uma chance real de dar os primeiros passos na carreira que quero seguir”, conta Evellyn. “Hoje, tenho certeza de que quero trabalhar com cinema, e o curso de audiovisual abriu portas que vão me levar longe.”
A estudante Sâmia Oliveira também compartilhou como a vivência no projeto transformou sua forma de ver e viver a escola:
“Sempre tive interesse em atuação, mas o projeto me deu base técnica e ampliou minha visão sobre linguagem cinematográfica. Isso tem impactado até meu desempenho em outras disciplinas, como Português e Redação. Me expresso melhor, interpreto com mais profundidade e tenho mais segurança.”
Formação técnica com impacto real
O Cinema na Escola faz parte do currículo do Curso Técnico de Produção de Áudio e Vídeo, ofertado atualmente em escolas de Teresina, Picos, Bom Jesus, Parnaíba e Floriano, com mais de 200 alunos participantes.
Para o secretário de Educação, Washington Bandeira, a proposta vai além da técnica.
“O projeto proporciona aos alunos vivência prática de todas as etapas da produção audiovisual. Isso estimula criatividade, autonomia e ainda prepara para o mercado de trabalho, valorizando a cultura piauiense.”
Já o cineasta Cícero Filho, coordenador do projeto, comemora o crescimento dos estudantes:
“Só este ano, estamos finalizando cinco curtas. É gratificante ver o amadurecimento deles em cada produção. São os protagonistas da própria história — tanto na frente quanto atrás das câmeras.”
Com iniciativas como essa, o Piauí mostra que formar talentos vai além da sala de aula. É dar voz aos jovens, espaço para a criatividade e oportunidade real de transformação.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
