Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Estudantes piauienses representarão o Estado no Parlamento Juvenil do Mercosul em Brasília

Por Maria Hemanuella
|

Três estudantes da rede pública estadual do Piauí embarcam nesta segunda-feira (26), às 15h, rumo a Brasília para participar de uma das iniciativas mais relevantes de protagonismo jovem da América do Sul: o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Eleitas por votação popular, Iulla Walleska Miguel de Souza, Letícia Bianca de Carvalho e Gomes e Anna Vitória Soares Gonçalves foram escolhidas para representar o Estado na edição nacional do projeto, que ocorre entre os dias 27 e 29 de maio.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Durante a agenda na capital federal, as jovens participarão da cerimônia de posse e do Curso de Formação do PJM. O encontro reúne estudantes de todo o Brasil para discutir temas de interesse social e ambiental, além de orientar os novos parlamentares juvenis sobre suas funções e responsabilidades. Ao final da programação, será definido um titular e dois suplentes por unidade da Federação.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Ao todo, 27 jovens ocuparão cargos titulares com mandatos de dois anos. Nesse período, terão a missão de construir, de forma colaborativa, a nova Declaração do Parlamento Juvenil — documento que reúne propostas voltadas para a sustentabilidade, justiça social e inclusão. Os representantes também poderão participar da etapa internacional do PJM, prevista para ocorrer entre 11 e 13 de agosto de 2025, em Foz do Iguaçu.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Iniciativas com identidade local e impacto global

Cada estudante leva para o Parlamento Juvenil um projeto idealizado a partir de realidades vividas em seus municípios. Anna Vitória, aluna do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, em São Miguel do Tapuio, apresenta a proposta “Família e escola: unidos pela e para a sustentabilidade”. A estudante acredita na união entre comunidade e instituições de ensino para promover transformações sustentáveis.

Comente