Governador Rafael Fonteles lidera comitiva do Nordeste em agenda no Oriente Médio

Comitiva do Consórcio Nordeste se reúne em Doha para alinhar estratégias de atração de investimentos estrangeiros. Primeira apresentação acontece neste domingo (25).
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, desembarcou neste sábado (24) em Doha, capital do Catar, para dar início à missão internacional do Consórcio Nordeste, que ocorre até o dia 31 de maio. A iniciativa reúne representantes dos estados nordestinos e de órgãos federais, com o objetivo de promover o potencial econômico da região junto a fundos soberanos, autoridades governamentais e empresas estatais do Oriente Médio.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A programação teve início com uma reunião estratégica de alinhamento, com a participação de governadores, vice-governadores e representantes de instituições financeiras como a ApexBrasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Embrapa. O encontro serviu para ajustar os detalhes da agenda e garantir unidade na apresentação dos projetos e propostas regionais.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
“Concluímos a reunião preparatória porque, neste domingo, já teremos o 1º Brasil Nordeste Day, uma apresentação de todos os estados do Nordeste sobre os projetos estratégicos e também sobre todo o potencial da nossa região para atrair investimentos e gerar oportunidade de trabalho e renda”, destacou Rafael Fonteles. “Serão dezenas de empresas e também fundos de investimento que irão participar. E, na parte da tarde, seguimos para a Arábia Saudita, onde, na segunda, também teremos um movimento semelhante”, completou o governador.
A missão tem como foco posicionar o Nordeste como uma das regiões mais promissoras do Brasil para a recepção de investimentos estrangeiros, com ênfase em setores estratégicos como a transição energética — especialmente em energias renováveis —, além de iniciativas de recuperação de áreas degradadas e expansão da infraestrutura portuária.
A comitiva cumpre agendas nas cidades de Doha (Catar), Abu Dhabi e Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Riade (Arábia Saudita), onde estão previstas rodadas de negócios, apresentações institucionais e reuniões com fundos soberanos e lideranças locais.
Além do governador Rafael Fonteles, participam da missão José Sobral (vice-governador de Sergipe), Jade Romero (vice-governadora do Ceará), Lucas Ribeiro (vice-governador da Paraíba), Walter Alves (vice-governador do Rio Grande do Norte), Guilherme Cavalcanti (secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), Júlio César (secretário de Relações Federais e Internacionais de Alagoas) e Paulo Guimarães (presidente da Invest Bahia).
A expectativa dos organizadores é que a missão internacional resulte em novas parcerias e oportunidades de investimento que impulsionem o desenvolvimento sustentável e integrado dos estados nordestinos.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
