Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Lula nega climão na China por fala de Janja sobre TikTok: 'a pergunta foi minha'

Por Victoria Régia
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR |

Durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (13), em Pequim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desmentiu rumores sobre um suposto "climão" provocado pela primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, durante reunião com o presidente da China, Xi Jinping. Segundo informações veiculadas pela imprensa, Janja teria questionado o líder chinês sobre o TikTok, gerando desconforto na ocasião. Lula, no entanto, esclareceu que a pergunta partiu dele próprio e não da primeira-dama.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

“Você sabe que a primeira coisa que eu acho estranha é: como é que essa pergunta chegou à imprensa?”, questionou o presidente, demonstrando surpresa com o vazamento de uma conversa que, segundo ele, ocorreu em ambiente reservado e confidencial. “Alguém teve a pachorra de ligar e contar uma conversa que teve no jantar. Uma coisa muito, mas muito confidencial, e uma coisa muito pessoal”, afirmou.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Lula relatou que a questão sobre o TikTok foi feita por ele diretamente a Xi Jinping, com o objetivo de propor uma cooperação entre os países para discutir o ambiente digital. “Eu perguntei ao companheiro Xi Jinping se era possível ele enviar para o Brasil uma pessoa da confiança dele pra gente discutir a questão digital, sobretudo o TikTok”, disse o presidente.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Segundo Lula, foi nesse momento que Janja pediu a palavra para complementar a discussão, apontando os riscos que a plataforma pode representar, principalmente para mulheres e crianças no Brasil. “Ela pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e contra as crianças”, destacou.

O presidente ainda reforçou a importância da regulamentação das redes sociais como forma de conter abusos e proteger os cidadãos. “Ele [Xi] vai mandar uma pessoa especialmente pra conversar conosco sobre o que a gente pode fazer nesse mundo digital. (...) A pergunta foi minha. Eu não me senti nem um pouco incomodado. O fato de a minha mulher pedir a palavra é porque a minha mulher não é uma cidadã de segunda classe. Ela entende mais de digital do que eu”, declarou.

A viagem de Lula à China teve início no sábado (10) e inclui uma série de compromissos bilaterais, como a assinatura de acordos comerciais e cooperação em diversas áreas. Desde 2009, a China é o principal parceiro comercial do Brasil, e o encontro entre os líderes reforça a aliança estratégica entre os dois países.

Comente