Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Greve no transporte público chega ao 3º dia e sindicato apresenta nova proposta

Por Bruna Dias
|

A greve no transporte público coletivo de Teresina chegou nesta quarta-feira (14) ao seu terceiro dia consecutivo, com a população ainda enfrentando dificuldades de locomoção. Em meio ao impasse, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (SINTETRO-PI) divulgou um comunicado oficial informando a apresentação de uma nova proposta com o objetivo de suspender a paralisação.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

De acordo com o sindicato, o corpo jurídico da entidade e seu presidente participaram de uma audiência com a desembargadora Liana Ferraz, que ouviu as argumentações dos representantes da categoria e demonstrou disposição em colaborar com a mediação do conflito, dentro dos limites de sua atuação institucional.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Como resultado do diálogo, o SINTETRO-PI convocou uma nova Assembleia com os trabalhadores ainda na tarde desta terça-feira (13). Na reunião, os rodoviários decidiram reduzir a proposta inicialmente apresentada como sinal de boa-fé e com o objetivo de avançar nas negociações. Também foi deliberada a solicitação formal de uma mediação, na expectativa de que a nova proposta impulsione avanços concretos no processo de negociação.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Apesar da sinalização de abertura ao diálogo, os trabalhadores optaram por manter a greve, mas garantem que respeitarão integralmente a legislação vigente, especialmente a Lei de Greve, bem como a decisão judicial em vigor. O sindicato ressaltou que não haverá piquetes impedindo a saída dos ônibus das garagens, em respeito às determinações legais.

O SINTETRO-PI destacou ainda que a liminar judicial em vigor impõe obrigações não apenas ao sindicato, mas também ao Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT), que deve colaborar para a resolução do impasse.

Por fim, o sindicato reiterou que não tem interesse na continuidade da paralisação, reconhecendo os prejuízos causados à população, sobretudo à mais vulnerável. "Esperamos, portanto, que os empresários se sensibilizem diante da difícil situação enfrentada pelos trabalhadores e pela sociedade, e apresentem uma proposta que permita a rápida superação deste conflito", finaliza a nota.

Comente