HUT alerta sobre tipos de pacientes que podem ser atendidos no hospital

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) emitiu, nesta terça-feira (13), um alerta à população reforçando que a unidade é destinada exclusivamente ao atendimento de casos graves e de alta complexidade, não funcionando como um hospital de “porta aberta”. A direção da instituição destacou que o atendimento no HUT deve ocorrer apenas mediante encaminhamento pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Teresina), por meio da Central de Regulação do município.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Com 17 anos de atuação e mais de 1 milhão de pacientes atendidos, o HUT é considerado o maior hospital de urgência e emergência do estado do Piauí. A unidade realiza, diariamente, cerca de 60 novas internações e 50 cirurgias, atendendo exclusivamente a casos de média e alta complexidade — como acidentes graves, politraumatismos, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), fraturas expostas e outras ocorrências de risco iminente à vida.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
“Alertamos a população que o HUT não é porta aberta. O paciente não pode vir direto ao HUT em busca de atendimento. Para isso, existe a UPA da sua cidade, do seu bairro”, afirmou o diretor clínico do hospital, Rogério Medeiros.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Segundo a gerente do Núcleo Interno de Regulação do HUT, Yriana Leal, o encaminhamento de pacientes é feito por meio de um sistema digital integrado à Central de Regulação. Após a avaliação inicial realizada na UPA, se constatada a necessidade de atendimento especializado, a unidade solicita a vaga no HUT. Caso o perfil do paciente esteja de acordo com a complexidade do hospital e haja disponibilidade, a transferência é autorizada.
“A regulação funciona da seguinte forma: é solicitada a vaga para atendimento no HUT. Se for o perfil do hospital, e após a disponibilidade de vaga, é feita a autorização via sistema online e o paciente é transferido para o HUT”, explicou Yriana Leal.
O alerta emitido pelo HUT busca esclarecer dúvidas recorrentes da população e evitar deslocamentos desnecessários à unidade hospitalar, que não realiza atendimentos ambulatoriais ou de baixa complexidade. A orientação é que, em situações de urgência ou emergência, o cidadão procure inicialmente a UPA mais próxima. Somente após avaliação médica e autorização pela regulação, o paciente será encaminhado ao HUT.
A medida também visa reduzir a sobrecarga da unidade, permitindo que os recursos humanos e técnicos do hospital sejam direcionados a quem realmente necessita de atendimento especializado.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
