Rafael inaugura Teatro Sávio Barão e marca novo capítulo para a cultura no Piauí

O município de Picos viveu, na tarde deste sábado (12), um momento histórico com a inauguração do Teatro Sávio Barão, o maior teatro do interior do estado sob gestão da Secretaria da Cultura (Secult). A cerimônia contou com a presença do governador Rafael Fonteles, autoridades locais, artistas e representantes da sociedade civil, consolidando um marco para a cultura da região do Vale do Rio Guaribas.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O Portal R10 acompanhou de perto a inauguração do Teatro Sávio Barão, registrando cada momento dessa conquista histórica para o município de Picos. Em meio à emoção do público e das autoridades presentes, o evento marcou um novo capítulo para a cultura do interior do estado, reforçando o compromisso com a valorização artística e o desenvolvimento regional.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Com investimento de R$ 5 milhões, oriundos do Governo do Estado por meio da Secult e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), o novo equipamento cultural simboliza o fortalecimento da arte, da identidade regional e da economia criativa no interior do Piauí.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
"É um presente para o povo de Picos e de toda a região. Na verdade, já era para termos, há muito tempo, um teatro à altura do povo desta terra. Este é o maior e mais moderno teatro do interior do estado do Piauí. Não tenho dúvidas de que será uma casa de muita cultura — de arte, música, dança, teatro — e que vai possibilitar a evolução cultural de toda essa comunidade, além de descobrir talentos e gerar muitos empregos e renda."
O teatro possui 840 m² de área construída, incluindo um auditório de 480 m² com capacidade para 322 pessoas, além de palco de 130 m² e estrutura moderna para apresentações teatrais, musicais e exibições de filmes.
Compromisso com a cultura e o desenvolvimento
.
Durante a solenidade, o prefeito de Picos, Pablo Santos, destacou a importância do equipamento para o município:
“Isso aqui é um divisor de águas na cultura de nossa cidade. Ficamos muito felizes em firmar essa parceria com o Governo do Estado, proporcionando uma obra que ficará para a história de Picos. Agradeço imensamente ao governador Rafael Fonteles, ao ex-secretário Fábio Novo, ao atual secretário Rodrigo Amorim e à Universidade Federal do Piauí, que cedeu o terreno para a construção”, afirmou.
.
O secretário de Cultura, Rodrigo Amorim, ressaltou o impacto do novo espaço:
“O Teatro Sávio Barão é muito mais do que uma obra física. É uma política pública voltada para o fortalecimento das tradições, para democratizar o acesso à cultura e movimentar a economia local. Ao investir em cultura no interior, investimos em oportunidades e transformação social.”
Homenagem e emoção
.
O teatro presta homenagem a Sávio Barão, importante nome da cultura picoense, que dedicou sua vida à promoção artística na cidade.
Sua filha, Ruth Barão, emocionada, falou sobre o significado da homenagem: “Foram mais de 28 anos de luta pelo teatro em Picos. Ter hoje esse espaço com o nome do meu pai é uma honra imensa. Ele não viu esse sonho realizado em vida, mas tenho certeza de que está muito feliz. Esse teatro é um legado para as próximas gerações.”
Novo polo cultural do Piauí
Com a inauguração, Picos se soma a cidades como Teresina, Parnaíba, Floriano e Piripiri no circuito de grandes espaços culturais do estado. O Teatro Sávio Barão será palco para espetáculos, festivais, oficinas e eventos formativos, promovendo talentos locais e incentivando o surgimento de novas expressões artísticas.
Localizado na Rua Cícero Duarte, nº 493, no bairro Parque de Exposições, o teatro está de portas abertas para a população e já se firma como símbolo do renascimento cultural do interior piauiense.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
