Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Piauí terá uma das maiores delegações do país na final da Olimpíada Nacional de IA

Por Victoria Régia
Foto: Divulgação/Gov-PI
Foto: Divulgação/Gov-PI | Gov-PI

Estudantes da rede pública estadual de ensino são, cada vez mais, destaque no cenário nacional em competições de conhecimento. Desta vez, o Piauí garantiu 18 vagas na etapa final da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (Onia). Com isso, a delegação piauiense será a quarta maior delegação, na próxima fase, entre os 17 estados representados no evento.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Nessa terceira fase da Olimpíada, participaram 1.010 alunos piauienses — 982 deles matriculados em escolas da rede estadual. Com esse número, o Piauí teve a segunda maior equipe da etapa, atrás apenas do Paraná.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

O desempenho expressivo reforça o protagonismo do estado no ensino de inteligência artificial. Em 2024, o Piauí foi reconhecido pela Unesco como o primeiro território das Américas a tornar o ensino de IA obrigatório na educação básica, impactando mais de 120 mil estudantes do 9º ano do ensino fundamental às três séries do ensino médio.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

“A cada etapa da Onia, nossos estudantes mostram que, com oportunidade e preparação, é possível competir de igual para igual com os maiores centros do país. O ensino de IA implantado na gestão do governador Rafael Fonteles já está colhendo frutos e vai muito além da escola: prepara nossos jovens para o futuro”, destaca o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Entre os classificados, sonhos que cruzam fronteiras

Para estudantes como Gerlane dos Santos, da 2ª série do Ceti Baurelio Mangabeira, em Piripiri, o impacto do ensino de IA é direto. “Me sinto realizada por ter chegado até aqui. Estudar IA na escola despertou minha curiosidade, ampliou meus conhecimentos e melhorou meu desempenho em várias matérias”, conta a aluna. Agora, ela se prepara para disputar uma vaga na Olimpíada Internacional.

Preparação rumo à China

A quarta e última fase da Onia será no dia 15 de abril. Os aprovados passam por um processo de formação intensiva com especialistas em IA e Ciências da Computação, em uma preparação voltada para a Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IOAI), que será realizada em agosto, em Pequim, na China.

Durante essa preparação, os estudantes enfrentam desafios práticos de programação, análise de dados e provas objetivas. Ao final, os quatro melhores colocados da etapa nacional receberão medalhas de ouro e seguirão para a seleção final rumo ao torneio internacional.

Fonte: Gov-PI

Comente