Países estão 'beijando minha bunda' por acordos, afirma Trump sobre política tarifária

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a adotar um tom provocativo ao falar sobre sua política tarifária. Durante um jantar do Comitê Republicano do Congresso Nacional (NRCC) na noite de terça-feira (8), Trump afirmou que líderes de dezenas de países estão “implorando” por acordos comerciais personalizados com os EUA para escapar das novas tarifas impostas por sua administração.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
“Esses países estão nos ligando, beijando minha bunda. Eles estão morrendo para fazer um acordo: ‘Por favor, senhor, farei qualquer coisa’”, declarou Trump, em tom irônico.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
As declarações acontecem em meio a uma escalada nas tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China. Nesta quarta-feira (9), o Ministério das Finanças chinês anunciou a imposição de tarifas de até 84% sobre produtos norte-americanos, com início já nesta quinta-feira (10).
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Trump defendeu sua estratégia como parte da “reciprocal trade agenda” — uma política de reciprocidade voltada a reequilibrar a balança comercial americana e pressionar países com superávit. Segundo ele, as tarifas já estão surtindo efeito e fortalecendo a economia dos EUA, com arrecadação de cerca de US$ 2 bilhões por dia.
Apesar de críticas de parte do Congresso, incluindo aliados republicanos, Trump rejeitou qualquer participação legislativa nas negociações tarifárias. “O Congresso não negocia comigo”, disparou, rechaçando propostas que limitariam sua autonomia em relação às tarifas.
Trump ainda previu ganhos eleitorais para os republicanos nas eleições de meio de mandato de 2026, creditando à sua política comercial parte desse eventual sucesso. “Vai ser uma vitória retumbante. Essa situação das tarifas… vai ser lendária”, afirmou.
As declarações intensificam o tom de enfrentamento em um cenário global de incertezas econômicas e reforçam o estilo combativo que Trump imprime à sua possível volta ao poder.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
