Operação Carro-Pipa é realizada em cidades do Piauí afetadas pela seca verde

O Governo do Piauí decretou situação de emergência em 129 municípios, com prazo de 90 dias, em razão da seca. A decisão levou em consideração a irregularidade das chuvas e a redução dos volumes hídricos. A previsão, segundo o diretor de Resposta da Defesa Civil do Estado do Piauí (Sedec), José Inácio Sobrinho, é que as chuvas devem ficar abaixo da média nos meses de março, abril e maio.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Entre as medidas adotadas para assegurar o abastecimento de água à população afetada, está a Operação Carro-Pipa, que conta com 152 veículos em atividade. Desse total, 66 são mantidos com recursos estaduais, enquanto 86 operam com recursos federais.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Essa operação, segundo Inácio Sobrinho, tem como objetivo contratar pipeiros aptos a trabalhar em serviços de coleta, transporte e distribuição de água potável para consumo humano.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
“Esse decreto possibilita que os municípios afetados solicitem recursos federais para ações emergenciais, com destaque para a contratação de serviços de abastecimento de água por meio de carros-pipa. Embora o uso de carros-pipa seja uma medida paliativa essencial em situações de emergência, o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, também atua no planejamento de soluções estruturais de engenharia hídrica. O objetivo é reduzir progressivamente a dependência desse tipo de atendimento, garantindo segurança hídrica de forma mais permanente às populações afetadas”, conta o diretor.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
