Trump reforça intenção de candidatar-se ao 3º mandato: 'Não estou brincando'

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), revelou sua intenção de buscar um terceiro mandato presidencial, contrariando a regra constitucional que limita os presidentes a dois mandatos consecutivos. A declaração foi feita durante uma entrevista à NBC News, no domingo (30.mar.2025), onde Trump afirmou: "Não estou brincando. Muita gente quer que eu faça isso."
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Trump mencionou que existem “métodos” que poderiam possibilitar a busca por um terceiro mandato, mas não entrou em detalhes sobre quais seriam essas alternativas. Desde sua saída da Casa Branca, o ex-presidente tem se dedicado a implementar decretos que promovem mudanças na estrutura do governo federal, o que reforça seu discurso de querer continuar sua trajetória política.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Atualmente, a Constituição dos Estados Unidos proíbe a reeleição de um presidente por mais de dois mandatos consecutivos, uma regra que foi estabelecida pela 22ª Emenda, ratificada em 1951. Para que uma alteração na Constituição seja realizada, é necessário o apoio de uma maioria de dois terços tanto na Câmara dos Representantes quanto no Senado. Até hoje, a Constituição americana nunca foi alterada por meio de uma convenção constitucional; todas as 27 emendas foram aprovadas pelo Congresso.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Uma das estratégias mencionadas por Trump, e que gerou especulação, envolve o vice-presidente J.D. Vance se candidatando à presidência. Caso Vance assuma o cargo e depois renuncie, isso abriria um caminho legal para que Trump retornasse ao poder. O presidente, no entanto, também afirmou que está considerando outras opções para viabilizar sua candidatura.
Fonte: Poder 360
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
