Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Saúde na Escola: 100% dos municípios piauienses aderem ao Programa

Por Victoria Régia
Foto: Divulgação/Gov-PI
Foto: Divulgação/Gov-PI | Gov-PI

Os 224 municípios piauienses aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE) para o biênio 2025/2026. A iniciativa é uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, voltada para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Entre as temáticas prioritárias para este ciclo estão: saúde mental, prevenção da violência e promoção da cultura de paz, verificação da situação vacinal, saúde sexual e reprodutiva (com ênfase na gravidez na adolescência), alimentação saudável, prevenção da obesidade e promoção da atividade física.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

A coordenadora do PSE, Márcia Silva, destaca a importância do programa, que agora traz a novidade do monitoramento do esquema vacinal, garantindo mais saúde para os alunos.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

“Entre as ações planejadas, destaca-se a coordenação de imunização, com foco na vacinação contra o HPV e na organização do calendário vacinal ao longo do ano. Além disso, as iniciativas voltadas para o enfrentamento das arboviroses já estão em andamento nos municípios, refletindo a necessidade de abordar essas questões de saúde de forma urgente”, ressalta Márcia Silva.

“O objetivo da parceria é educar os jovens e cuidar da saúde, oferecendo orientações sobre alimentação, saúde sexual e mental, além de manter atualizado o esquema vacinal. A promoção de bons hábitos ainda no ambiente escolar tem um impacto positivo no futuro dos alunos, sendo essencial para a formação de adultos mais saudáveis”, enfatiza a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

O Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI-E) discutirá estratégias para qualificação dos representantes municipais na gestão do programa e no registro das ações no sistema de informação (e-SUS/SISAB).

Fonte: Gov-PI

Comente