Devoto processa Igreja Universal após vender padaria e doar dinheiro em busca de 'mudança de vida'

Um homem de 50 anos, morador de Olinda (PE), entrou com uma ação judicial contra a Igreja Universal do Reino de Deus após vender sua padaria e doar R$ 31,5 mil à instituição religiosa, em troca de uma “mudança positiva de vida”. Após a doação, ele alegou ter perdido o emprego, o casamento e contraído dívidas, incluindo a impossibilidade de pagar a escola da filha.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A doação, realizada em novembro de 2017, ocorreu após o homem ser pressionado por um pastor da igreja a fazer o sacrifício financeiro. Áudios obtidos durante o processo mostram o pastor incentivando Manoel Rodrigues Chaves Filho a doar todo o dinheiro da venda de sua padaria, desaconselhando-o de repartir o valor com a esposa e a filha. O religioso teria prometido ao fiel uma vida cheia de prosperidade e bens materiais em troca da doação.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A disputa judicial, que começou em 2019, teve um avanço importante em 2022, quando o juiz Carlos Neves da Franca Neto Júnior deu uma sentença parcialmente favorável a Manoel, ordenando a devolução do valor doado, mas negando o pedido de indenização por danos morais.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A Igreja Universal recorreu da decisão, mas o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) manteve a sentença. A igreja, por sua vez, afirma que não houve coação e que a doação foi feita de forma voluntária, apelando para a liberdade religiosa garantida pela Constituição.
Fonte: Diário de Pernambuco
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
