Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Semarh realiza a soltura de nove animais silvestres na região norte do Piauí

Por Maria Eduarda
Foto: Divulgação/Governo do Estado
Foto: Divulgação/Governo do Estado | Governo do Estado

Servidores da Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DCBio), da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizaram, na última quarta-feira (12), a soltura de nove animais silvestres.  A ação foi realizada em uma área de ocorrência cadastrada, na região norte do Piauí.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Os animais foram resgatados de situações irregulares e passaram por um processo de reabilitação no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas). Após a reabilitação, foram reconduzidos ao ambiente natural por meio de uma ação realizada em parceria com o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HV-UFPI) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Foram soltos exemplares de bigodes-coleira, cancão, curiós, jabutis e uma fêmea de cachorro-do-mato. Além da reabilitação, todos os animais passaram por avaliação veterinária e foram identificados com microchips ou anilhas para monitoramento pós-soltura.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Resgatada após atropelamento e com traumatismo craniano, uma fêmea de cachorro-do-mato filhote foi reabilitada no Hospital Veterinário da UFPI e pelo Cetas. Após quase dois meses de tratamento intensivo e técnicas para estimular seus instintos naturais, o animal foi devolvido à natureza.

O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, vinculado à Semarh, tem como missão receber, tratar e reabilitar animais silvestres resgatados em situações de risco, visando sua reintegração ao meio ambiente.

A Semarh, por meio da DCBio, atua em parceria com o Ibama e a UFPI, garantindo que os animais sejam soltos em locais seguros e contribuindo para a conservação da fauna.

Fonte: Governo do Estado

Comente