Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Acompanhe ao vivo a solenidade pelos 202 anos da Batalha do Jenipapo

Por Cristina
|

O Governo do Piauí realiza, nesta quarta-feira (12), a celebração dos 202 anos da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior. A solenidade contará com a participação do governador Rafael Fonteles, da secretária da Cultura, Ingrid Persi, e de outras autoridades.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

A programação conta com uma missa em ação de graças na Catedral de Santo Antônio, na Praça Bona Primo. Logo após, o tradicional desfile militar, a apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo” e a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí a personalidades que contribuíram para a história do estado.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

O espetáculo, dirigido por Franklin Pires, conta com 65 atores e 19 alunos da Escola Técnica de Teatro Gomes Campos e 11 cantores convidados, garantindo uma montagem diversificada e representativa da história piauiense.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Este ano, o espetáculo trará novidades, estabelecendo paralelos com outros marcos históricos e destacando os verdadeiros heróis da Batalha do Jenipapo: os anônimos de Campo Maior. Além disso, a montagem será mais voltada para o público jovem, incorporando músicas inéditas em uma abordagem moderna, com influências do rock.

A Batalha do Jenipapo foi um dos confrontos decisivos na luta pela Independência do Brasil. Travada em 1823, às margens do rio Jenipapo, na então vila de Campo Maior, reuniu maranhenses, cearenses e piauienses em um embate sangrento contra as tropas portuguesas. O sacrifício dos combatentes foi fundamental para consolidar a independência na região, garantindo a soberania do território brasileiro.

Acompanhe ao vivo.

Comente