Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

OPA 2025-2026: inscrições para cadastro de entidades e lançamento de propostas iniciam hoje (11)

Por Maria Eduarda
Foto: Divulgação/Governo do Estado
Foto: Divulgação/Governo do Estado | Governo do Estado

A partir desta terça-feira (11) até 11 de abril, associações comunitárias e entidades representativas podem se inscrever e cadastrar propostas de obras e serviços para a terceira edição do Orçamento Participativo Digital (OPA) 2025-2026. O programa permite que a população ajude a decidir onde os recursos públicos devem ser investidos nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Para participar, as entidades devem atender aos critérios do edital, como possuir CNPJ válido, estatuto, ata da diretoria registrada em cartório, comprovante de endereço e documentos do responsável legal. Cada entidade pode cadastrar até três propostas no Portal do OPA (opa.colab.re), respeitando as áreas, ações e valores estabelecidos.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

“Chegou o momento da população decidir o futuro dos seus bairros e comunidades. O OPA oportuniza ao cidadão piauiense um papel ativo na gestão pública, garantindo que os recursos sejam aplicados em ações realmente necessárias. A participação das entidades é fundamental para que as comunidades sejam contempladas com melhorias reais”, destaca Enia Meneses, diretora do Orçamento Participativo.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

As propostas cadastradas devem refletir as necessidades reais das comunidades e estar de acordo com os critérios estabelecidos no edital. Apenas propostas dentro das áreas e limites financeiros definidos poderão ser validadas para votação.

Após o período de inscrições, uma equipe técnica do Governo do Estado analisará a viabilidade das propostas entre 14 de abril e 30 de junho. As que forem aprovadas seguirão para votação popular, que acontecerá de 4 a 13 de julho. As mais votadas serão incluídas no orçamento estadual e executadas em 2026.

Na edição anterior, o OPA recebeu 1.255 propostas enviadas por 501 entidades, resultando na escolha de 148 projetos para execução. Agora, com um investimento ainda maior, a expectativa é que mais comunidades sejam beneficiadas.

Fonte: Governo do Estado

Comente