Piauí poderá ter fundo de amparo aos desabrigados da crise climática

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um Projeto de Lei que visa garantir mecanismos de proteção para pessoas que precisam sair de sua moradia por conta de desastres ambientais e climáticos. A matéria, apresentada pelo vice-presidente da Casa, deputado Francisco Limma (PT) ainda será analisada pelas comissões técnicas da Alepi.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
De acordo com CNM (Confederação Nacional de Municípios) 93% dos municípios brasileiros foram atingidos por algum desastre climático, especialmente por tempestades, inundações, enxurradas ou alagamentos, nos últimos 10 anos. As perdas causadas pelas chuvas no Brasil já geraram prejuízos de R$ 55,5 bilhões entre 1º de outubro de 2017 e 17 de janeiro de 2022.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A Política Estadual dos Deslocados Ambientais e Climáticos estabelece as diretrizes jurídicas para questões que envolvem a eventual necessidade de as pessoas saírem de suas residências por conta de eventos climáticos. A criação de abrigos emergenciais, o fomento à implementação de tecnologias que contribuam para a minimização dos impactos e a identificação das comunidades mais vulneráveis são alguns dos objetivos do projeto.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Para que essas medidas possam ser efetivadas, Francisco Limma indica a criação de um fundo específico para financiamento das ações previstas no projeto. Ele deve ser mantido com recursos de tributos ambientais, parcerias público-privadas e fundos federais e internacionais.
Serão diretamente beneficiados, caso a proposta seja aprovada e sancionada pelo Governo, comunidades de baixa renda: comunidades compostas predominantemente por indivíduos ou famílias com renda abaixo da linha da pobreza, ou com recursos financeiros limitados.
Fonte: Alepi
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
