Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

SUS incorpora novo medicamento que otimiza tratamento da brucelose humana

Por Bruna Dias
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação | Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão do Sulfato de gentamicina 40mg/mL solução injetável 2mL como opção de tratamento para a brucelose humana no SUS. Com essa medida, o tempo de tratamento com a medicação injetável é reduzido de 14 para 7 dias, proporcionando maior comodidade e aumentando a adesão dos pacientes ao tratamento.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

A combinação de gentamicina com doxiciclina oferece uma abordagem terapêutica mais eficaz, trazendo vantagens significativas para os pacientes. Atualmente, cerca de 3,5 mil pessoas com brucelose humana são tratadas anualmente no SUS , com um investimento estimado de R$ 250 mil por ano.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Sintomas

A brucelose humana é uma doença zoonótica transmitida ao ser humano por meio de contato direto ou indireto com animais terrestres e aquáticos infectados com bactérias do gênero Brucella spp .. A doença afeta principalmente trabalhadores que lidam com animais e atuam na cadeia de produção de laticínios, carnes e seus derivados, podendo causar incapacidade para o trabalho e diminuição do rendimento profissional.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Considerada uma das zoonoses mais comuns e significativas do mundo, a brucelose humana apresenta alta prevalência em algumas regiões, como a América do Sul. No entanto, ainda é pouco conhecida, de difícil diagnóstico, subnotificada e negligenciada, gerando impactos ocupacionais, sanitários e econômicos.

Os sintomas mais comuns incluem febre, mal-estar, sudorese noturna, calafrios, fraqueza, cansaço, perda de peso e dores musculares, articulares, abdominais e nas costas.

Com essa iniciativa, o Ministério da Saúde reforça seu compromisso com a saúde da população, ampliando as opções terapêuticas no SUS e garantindo um tratamento mais eficaz e acessível para a brucelose humana.

Fonte: Ministério da Saúde

Comente