Penitenciária Feminina de Teresina recebe atendimentos do Caminhão da Mamografia

A Penitenciária Feminina Gardênia Gomes Lima Amorim, em Teresina, recebeu, nesta quinta-feira (6), a unidade móvel de mamografia para a realização de exames nas internas, policiais penais e servidoras. A ação faz parte da programação do Dia Internacional da Mulher. O exame de mamografia foi realizado em 19 internas, uma policial penal e cinco servidoras.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A interna da Penitenciária de Teresina, de iniciais A. S. S. (45 anos), lembra que a última vez que realizou o exame foi quando a carreta da mamografia esteve na unidade. “Na campanha do Outubro Rosa eu fiz a mamografia e depois a médica fez uma ultrassom, apareceu um cisto, mas não foi nada preocupante e agora eu preciso sempre fazer o acompanhamento”, afirma a detenta.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Outra interna, de iniciais O. N. L. (48 anos), explica que precisa realiza o exame, pois sua mãe já teve câncer de mama, após dois anos reapareceu na cabeça e agora ela está em tratamento. “Eu tenho 48 anos, mas só comecei a fazer com a vinda do caminhão, no ano passado, à Penitenciária. Acho muito importante essa carreta vir até a gente, porque muitas vezes temos dificuldades de fazer o exame lá fora”, explica a interna.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Segundo a Secretaria da Saúde, por meio dos Caminhões da Mamografia, mais de 100 mil exames já foram realizados em municípios de norte a sul do Estado desde 2023.
A médica ginecologista que atua na unidade, Lorena Norberta, explica que o exame de mamografia é padrão ouro no diagnóstico do câncer de mama precocemente. “É extremamente importante esse cuidado com a mulher, que sempre exerce o papel de cuidadora e hoje chamamos atenção para o autocuidado realizando esse exame importante aqui na Penitenciária”, destaca.
A diretora de Humanização e Reintegração Social, Geusélia Cavalcante, reforça a importante parceria com a Secretaria da Saúde que sempre inclui as unidades prisionais na programação de atendimento da Unidade Móvel. “Mais uma vez a unidade móvel está aqui realizando esse atendimento, dando cumprimento a política de atenção às mulheres privadas de liberdade e egressas do sistema prisional. Garantir assistência à saúde é prioridade do Governo do Estado e da Secretaria da Justiça”, destaca.
Fonte: Gov-PI
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
