Piauí tem alta frequência escolar na infância e desafios na alfabetização, revela IBGE

O IBGE divulgou nesta quarta-feira (26) os dados do Censo 2020 referentes à educação, revelando números significativos para o Piauí. O levantamento avaliou a frequência escolar por faixa etária e nível de ensino cursado, mostrando que o estado registrou a maior taxa de frequência bruta, com 94,6%, na faixa etária de 4 a 5 anos, superando a média nacional de 86,73%.
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Entre crianças de 0 a 3 anos, a taxa de frequência foi de 27,38%, enquanto na faixa de 6 a 14 anos atingiu 98,93%, também acima da média nacional. Já entre os jovens de 15 a 17 anos, a frequência chegou a 87,89%, superando a média brasileira de 85,25%.
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No entanto, a frequência escolar apresenta uma queda expressiva na faixa etária de 18 a 24 anos, caindo para 30,11%. Esse foi o único grupo a registrar recuo na frequência escolar, embora o índice ainda esteja acima da média nacional. Para a população com 25 anos ou mais, a taxa caiu ainda mais, ficando em 5,96%, abaixo da média observada no país.
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É possível observar que esses índices variam conforme a idade e o nível de ensino cursado. A frequência escolar aumenta progressivamente até os 17 anos, mas a partir dessa faixa etária, registra uma queda significativa.
Nível de Instrução
Quanto ao nível de instrução, 43,91% da população piauiense não completou o ensino fundamental. Outros 14,51% concluíram o ensino fundamental, mas não o ensino médio, enquanto 29,04% possuem o ensino médio ou superior incompleto. Apenas 12,54% da população concluiu o ensino superior. Os dados evidenciam uma diminuição progressiva no nível de instrução conforme o avanço da idade, apontando um desafio significativo para a educação no estado.
Posição do Piauí no Ranking de Alfabetização
Apesar dos avanços na frequência escolar, o Piauí ocupa a 26ª posição no ranking nacional de alfabetização, à frente apenas de Alagoas, que está em último lugar. Esse cenário evidencia a necessidade de investimentos mais robustos na alfabetização e na elevação do nível de escolaridade no estado.
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