Desaprovação histórica de Lula cresce em Estados do Nordeste, segundo pesquisa

A desaprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou significativamente desde dezembro do ano passado, alcançando mais de 60% em alguns dos principais Estados brasileiros, incluindo aqueles que tradicionalmente compõem a base eleitoral do presidente. Dados de uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (26), mostram um crescimento expressivo na reprovação em Pernambuco e na Bahia, além de um cenário de crescente insatisfação também nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Na Bahia, onde Lula sempre teve forte apoio, a taxa de desaprovação passou de 33% para 51% em apenas dois meses. No mesmo período, a aprovação caiu de 66% para 47%. Em Pernambuco, a situação é semelhante: a desaprovação subiu 17 pontos percentuais, indo de 33% para 50%, enquanto a aprovação desceu de 65% para 49%. Em ambos os Estados, uma pequena parte da população não soube ou não respondeu à pesquisa.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A pesquisa, que ouviu 1.644 pessoas em São Paulo e teve uma margem de erro de dois pontos percentuais, foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro. No total, 1.104 entrevistas foram realizadas em Goiás, Paraná e Pernambuco, 1.200 na Bahia, 1.400 no Rio de Janeiro, 1.404 no Rio Grande do Sul, e 1.482 em Minas Gerais. O levantamento, que abrange 62% do eleitorado brasileiro, tem um nível de confiança de 95%.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A desaprovação de Lula também é predominante nos Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em Goiás, 70% dos eleitores rejeitam seu governo, enquanto em São Paulo, o índice chega a 69%. No Paraná, a desaprovação é de 68%, e no Rio Grande do Sul, de 66%. O Rio de Janeiro (64%) e Minas Gerais (63%) também registraram altos índices de reprovação.
Em termos de aprovação, Lula apresenta seu melhor desempenho no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, com 35% de aprovação em ambos os Estados. Contudo, esses números são ainda distantes dos resultados positivos registrados em períodos anteriores. A aprovação é de 33% no Rio Grande do Sul, 30% no Paraná, 29% em São Paulo e 28% em Goiás.
Esse movimento de queda na aprovação de Lula, que se reflete especialmente em sua base tradicional, pode impactar sua governabilidade em um momento decisivo para o governo. O governo petista, que enfrentava grandes desafios já em sua primeira gestão, vê sua popularidade fragilizada, especialmente em regiões estratégicas para sua sustentação política.
Fonte: Com informações do Estadão
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
