Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

17ª Olimpíada Nacional em História do Brasil abre inscrições para estudantes da rede pública

Por Maria Eduarda
Foto: Divulgação/Governo do Estado
Foto: Divulgação/Governo do Estado | Governo do Estado

A 17ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) está com inscrições abertas. O evento, voltado para estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, é promovido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

As equipes devem ser compostas por um professor de História e três estudantes. A inscrição para escolas públicas pode ser feita gratuitamente até o dia 25 de abril pelo site www.olimpiadadehistoria.com.br.
A competição começa em 5 de maio e será realizada em seis fases on-line, cada uma com duração de uma semana. A etapa final acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto, de forma presencial, na Unicamp, em Campinas (SP).

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Importância para os estudantes

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou o impacto da ONHB na formação dos alunos.

“As Olimpíadas estimulam a análise crítica dos estudantes e contribuem para a preparação deles para vestibulares, concursos e exames como o Enem. Queremos alcançar mais jovens a cada ano, por isso criamos o Seduc Olímpica, para incentivar a participação nessas competições”, explicou.

A olimpíada propõe desafios que vão além da História do Brasil, abrangendo temas como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural e atualidades. Os participantes terão acesso a documentos históricos e exercícios práticos que simulam o trabalho de um historiador.

Vagas na Unicamp

O desempenho na ONHB pode garantir vagas na Unicamp por meio do edital “Vagas Olímpicas”. Os estudantes melhor classificados podem ingressar na universidade sem a necessidade de vestibular, mediante uma prova adicional.

O projeto conta com o apoio do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE/Unicamp) e da Associação Nacional de História (Anpuh).

Fonte: Governo do Estado

Comente