São Paulo enfrenta crise de dengue e decreta emergência em saúde pública

Nesta quarta-feira (19), a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo declarou estado de emergência em saúde pública no estado devido à persistência e agravamento da epidemia de dengue. A informação foi divulgada no Instituto Butantan pelo secretário Eleuses Paiva.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Uma das justificativas para a mudança de patamar é o reconhecimento da alta incidência da dengue no estado, com 300 casos a cada 100 mil habitantes, afetando 225 municípios. Desses, 60 já emitiram decretos municipais de emergência devido à doença. De acordo com dados do painel do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (Nies), o estado já registrou 124 mil casos de dengue neste ano, com 113 óbitos confirmados. Além disso, ainda estão sendo investigados 233 casos de óbitos suspeitos.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Segundo o Ministério da Saúde, já foram registradas 131 mortes por dengue no país neste ano. Em 2024, a doença causou a morte de 6.216 pessoas no Brasil, sendo 2.174 no estado de São Paulo. Geralmente, o pico de incidência da doença ocorre entre abril e junho, conforme foi observado no ano passado.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O diretor do Instituto Butantan, Ésper Kallas, acompanha o desenvolvimento da vacina de dose única contra a dengue desde seus estágios iniciais, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O imunizante encontra-se na fase final de aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, ainda não foram divulgados planos ou prazos para a produção e distribuição em larga escala. Kallas e o secretário Eleuses Paiva têm assento no Centro de Operações de Emergências para as Arboviroses (COE), colegiado responsável pela recomendação do decreto de emergência.
Fonte: Agência Brasil
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
