Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Rafael Fonteles aponta prioridades do Consórcio Nordeste e destaca relação com governo federal

Por Bruna Dias
Foto: Divulgação / CCOM
Foto: Divulgação / CCOM |

Em entrevista à CNN Brasil nesta terça-feira (18), o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles (PT), ressaltou que a entidade está buscando estreitar laços com a gestão federal para fortalecer o pacto federativo e promover avanços para a região Nordeste.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

“O Consórcio Nordeste surgiu no governo anterior como um movimento para unir os estados e defender os interesses da região, principalmente em um momento em que o pacto federativo era constantemente atacado”, afirmou Fonteles. “Agora vemos o contrário. O presidente Lula busca construir pontes com governadores e prefeitos, reforçando essa colaboração”, completou.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Fonteles também destacou o papel decisivo do consórcio durante a pandemia de Covid-19, quando os estados nordestinos adotaram medidas sanitárias e adquiriram insumos de maneira independente, em desacordo com as diretrizes do governo federal da época.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Em relação às prioridades da nova gestão, Fonteles, que assumiu a presidência do consórcio neste ano, afirmou que o foco será fortalecer a interlocução com ministérios, o Congresso Nacional e tribunais superiores para defender os interesses da região. 

O governador ressaltou ainda a importância da troca de experiências entre os estados nordestinos. “Criamos câmaras temáticas para reduzir a curva de aprendizado entre os estados, permitindo que uma política pública bem-sucedida em um local seja replicada em outro”, explicou.

Finalizando, Fonteles expressou otimismo em relação ao futuro da entidade: “Espero contribuir ao longo deste ano para fortalecer a entidade, defender os interesses da região e garantir que as melhores experiências sejam compartilhadas”, concluiu.

Comente