O presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, destacou a diversificação da economia e o desenvolvimento da infraestrutura como prioridades-chave para o Governo durante a recente reunião ampliada do Gabinete.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Ele informou que, em 2024, foram implementados 180 projetos de investimento na indústria de transformação, totalizando 1,3 trilhão de tengues (2,4 bilhões de dólares). Como resultado, o setor cresceu cerca de 6%, o maior índice dos últimos dez anos.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Tokayev pediu ao governo que mantenha essa tendência, atraindo investimentos de alta qualidade. O chefe de Estado enfatizou a importância de criar um ecossistema abrangente que facilite a busca, o apoio e a proteção de investidores em todos os níveis. No entanto, criticou a lentidão na implementação de grandes projetos industriais e afirmou que esses esforços devem estar alinhados com a recuperação de ativos ilegalmente transferidos para o exterior.
Tokayev instruiu o governo a finalizar, até junho do próximo ano, um plano de ação para apoiar empresas promissoras. Ele também ressaltou o potencial do Cazaquistão na exploração de metais raros, como o lítio, incentivando investimentos e avanços tecnológicos nesse setor.
O presidente defendeu a continuidade da reforma dos direitos de exploração mineral e a criação de uma plataforma unificada para otimizar esses processos. Além disso, recomendou a integração de campos petrolíferos tecnologicamente complexos e reservas de petróleo de xisto na economia nacional.
Tokayev sublinhou a necessidade de fortalecer os laços econômicos com os países vizinhos, especialmente no âmbito da União Econômica Eurasiática e da Ásia Central. Ele também enfatizou a importância de monitorar a implementação de grandes projetos de investimento com a China, Rússia, EUA, União Europeia, Oriente Médio e outros parceiros internacionais.
O turismo foi apontado como um potencial motor do crescimento econômico, e o presidente pediu ações urgentes para desenvolver a infraestrutura necessária, incluindo a atração de investidores privados.
Na área de transportes, Tokayev destacou a urgência de acelerar o desenvolvimento do corredor ferroviário transcazaque, com foco em projetos estratégicos como a linha Moynty – Kyzylzhar e a modernização das estradas que conectam Kyzylzhar ao porto de Aktau.
Ele também propôs a expansão do trecho Altynkol – Zhetygen para aumentar significativamente o potencial do corredor de transporte China – Ásia Central. Outro objetivo prioritário é o fortalecimento dos centros de transporte intermodal, integrando diferentes modais de transporte.
Tokayev defendeu a criação de um hub aéreo internacional no Cazaquistão, a simplificação dos processos de manuseio de cargas e a redução do alto custo do combustível de aviação. Para isso, ordenou que o Governo e a Agência Antimonopólio resolvam essas questões até a primeira metade do ano.


