Após recomendação do MPPI, Câmara de Acauã realiza nova eleição

Nesta quinta-feira (13) a Câmara Municipal de Acauã realiza um novo pleito para o processo de escolha da Mesa Diretora (biênio 2025-2026). A medida ocorre após o Ministério Público do Piauí (MPPI) recomendar a anulação da eleição que reconduziu o vereador José Lomanto de Sousa Costa (PSD) para o cargo de presidente da Casa.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
De acordo com o promotor que assinou a recomendação, a reeleição sucessiva e ilimitada para cargos em mesas diretoras do Poder Legislativo é contrária ao entendimento e às orientações do Supremo Tribunal Federal (STF). Desse modo, o órgão ministerial recomendou a anulação do pleito e a escolha de um novo processo eleitoral.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
No documento apresentado pelo MPPI, o promotor de Justiça substituto Petrônio Cavalcante, que assinou a recomendação, afirma que o vereador José Lomanto de Sousa Costa exerceu a presidência da Câmara Municipal de Acauã nos biênios 2021-2022 e 2023-2024 e foi novamente eleito para o biênio 2025-2026, o que configura, assim, a terceira eleição consecutiva para o mesmo cargo, em descumprimento ao ordenamento jurídico.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
