Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Silvio Mendes detalha crise financeira enfrentada por Teresina

Por Giuly
Foto: Divulgação/PMT
Foto: Divulgação/PMT |

O prefeito Silvio Mendes (União Brasil), nesta terça-feira (4), durante a sessão de abertura do ano legislativo de 2025, citou a grave crise financeira e os desafios na área da saúde enfrentados pela administração municipal. Em seu discurso, o gestor destacou as medidas urgentes tomadas para conter o desequilíbrio nas contas públicas.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

“O caos financeiro que a Prefeitura de Teresina tenta resolver é muito maior do que os senhores imaginam. Tudo o que foi encontrado em desacordo com o que é correto será encaminhado à Câmara Municipal, ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público Estadual e Federal. Sob pena de sermos responsabilizados por omissão”, afirmou.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Silvio Mendes também comentou sobre o apoio do governador Rafael Fonteles (PT) para garantir o custeio da saúde em Teresina. Ele ressaltou que, sem o auxílio do governo estadual, não seria possível assegurar o direito à saúde pública.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

“Recebemos uma comissão técnica do Ministério da Saúde, conversamos com o senador Marcelo Castro, com a bancada federal de deputados e senadores, e convergimos com o governador Rafael Fonteles no sentido de garantir um custeio para a saúde de Teresina. Sem esse apoio, não conseguiremos respeitar o direito constitucional de acesso aos serviços de saúde”, declarou.

O prefeito destacou que, pela primeira vez na capital piauiense, a administração municipal decretou calamidade pública na saúde. Segundo ele, a prefeitura está tomando as medidas necessárias para garantir o equilíbrio fiscal e atender às demandas da população. A criação de serviços de urgência, visando desafogar os principais pontos de atendimento, a casa de parto no bairro Santa Maria da Codipi e a convocação de 350 novos servidores da saúde em janeiro são algumas dessas iniciativas.

O prefeito afirmou que o caos financeiro ainda não foi totalmente contabilizado. “Ainda está sendo levantado. Isso será encaminhado para a Câmara, o Tribunal de Contas e o Ministério Público, para que logo possamos resolver a situação. Sob pena de sermos considerados omissos”, destacou.

Silvio Mendes declarou ainda que confia no trabalho da Câmara dos Vereadores e na liderança do vereador Enzo Samuel (PDT). O prefeito ressaltou que o interesse de Teresina precisa ser prioritário.

“Tenho certeza de que a Câmara cumprirá com seu dever. A direção do Enzo já é experiente. A cidade precisa de cada um de nós, e devemos colocar o interesse de Teresina acima de qualquer outro”, afirmou.

Comente