Dólar sobe após Donald Trump impor tarifas

O dólar opera em alta na manhã desta segunda-feira (3), após o presidente dos EUA, Donald Trump, impor tarifas ao México, ao Canadá e à China no fim de semana, e ameaçar fazer o mesmo com a União Europeia e o Reino Unido.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O republicano determinou taxas de 25% aos vizinhos norte-americanos, e de 10% aos produtos importados da China. As medidas passam a valer nesta terça-feira (4). Líderes dos países afetados já sinalizaram retaliação.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Por volta das 9h25, o dólar subia 0,25% ante o real, negociado a R$ 5,856 na venda. Na sexta-feira (31), a divisa encerrou com queda de 0,3%, a R$ 5,835.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Em janeiro, o real valorizou mais de 5,5% ante o par norte-americano.
A decisão de Trump pressiona bolsas ao redor do mundo neste início de semana. Índices da Ásia fecharam em queda forte, com destaque ao tombo de 2,66% do Nikkei, em Tóquio, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 2,52% em Seul.
As ações também recuam na Europa. O índice Stoxx 600, que concentra as principais empresas do continente, perdia quase 1,3%.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou no sábado (1º) a imposição de tarifas de 25% sobre as importações canadenses e mexicanas e de 10% sobre os produtos da China, para atender a uma emergência nacional sobre o fentanil e a entrada de estrangeiros ilegais no país, disseram autoridades da Casa Branca.
Produtos do setor de energia do Canadá terão apenas uma tarifa de 10%, mas as importações mexicanas de energia serão cobradas em 25%, disseram as autoridades a jornalistas.
A taxação de produtos importados foi uma das principais bandeiras da campanha de Trump. O presidente declarou emergência nacional sob a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, o que permite amplos poderes para lidar com crises, para autorizar as tarifas.
Fonte: CNN
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
