Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Trabalhadores denunciam atrasos salariais e condições precárias na construção do Fórum de Pio IX

Por Cristina
|

Funcionários da construção do novo Fórum da Comarca de Pio IX, no Piauí, denunciaram atrasos nos salários e condições de trabalho inadequadas. A obra, com orçamento de R$ 6.570.145,64, é de responsabilidade da empresa YPE Construtora e Empreendimentos Imobiliários Ltda., contratada pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) com recursos do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário (FERMOJUPI).

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Em vídeos compartilhados nas redes sociais, trabalhadores relataram o não pagamento dos salários referentes ao mês de dezembro e a falta de assistência básica. "Peço que este vídeo chegue ao Ministério do Trabalho ou a alguma autoridade que possa nos ajudar. Todo mês o salário atrasa. Hoje já é 22 de janeiro, e ainda não recebemos dezembro", desabafou um operário.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Devido ao atraso no pagamento, as atividades na obra estão paradas. "Está todo mundo parado, inclusive os diaristas. Não recebemos café da manhã, cesta básica ou qualquer outro benefício. Isso é um desrespeito aos nossos direitos e causa dano moral", afirmou um trabalhador.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Além disso, há relatos sobre a ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), comprometendo a segurança dos operários. Embora tenham carteira assinada, os funcionários apontaram irregularidades que ferem a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Os trabalhadores anunciaram que buscarão auxílio na Defensoria Pública nesta quinta-feira (23), durante o atendimento da Defensoria Itinerante em Pio IX. Eles esperam garantir seus direitos e regularizar a situação com a empresa responsável.

Obra em atraso

Iniciada em dezembro de 2023, a construção do Fórum de Pio IX apresenta apenas 15,79% de execução, com mais de 80% do cronograma pendente. O projeto é financiado com recursos do TJ-PI e visa modernizar a estrutura judiciária local, mas enfrenta sérios desafios de gestão e condições de trabalho.

A empresa YPE Construtora ainda não se manifestou sobre as denúncias. 

Comente