TRE-PI abre o ano judiciário com foco em ações de impugnação de mandatos eletivos

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou, nesta segunda-feira (21), a abertura oficial do ano judiciário. Durante a solenidade, o presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro, destacou os desafios que a Corte enfrentará em 2025, principalmente com o julgamento de ações relacionadas à impugnação de mandatos eletivos.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
“Hoje é a abertura oficial do ano judiciário aqui no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Ano passado tivemos processo eleitoral das eleições municipais, e o Tribunal julgou inúmeras reclamações, conduziu o processo de votação e realizou uma apuração bastante rápida. Mas este ano, vamos julgar as ações que pedem a impugnação do mandato eletivo”, afirmou o desembargador.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Segundo o presidente, o tribunal já tem conhecimento de diversas ações questionando mandatos por motivos como abuso de poder econômico, compra de votos e fraudes eleitorais. Além disso, a pauta inclui ações criminais, algumas delas em parceria com a Polícia Federal.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
“Será um ano de bastante trabalho, para julgar toda essa demanda”, ressaltou o presidente, enfatizando a importância do TRE-PI no fortalecimento da democracia e no cumprimento das leis eleitorais.
O desembargador também reforçou o compromisso do tribunal em garantir celeridade nos julgamentos, buscando assegurar a legitimidade dos mandatos e combater práticas ilícitas no processo eleitoral.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
