Pesquisas mostram queda na popularidade de Lula desde a posse

As principais empresas de pesquisa do Brasil apontam uma queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde sua posse em 2023. Apesar do discurso de “união e reconstrução”, o presidente enfrenta dificuldades para atrair o apoio de eleitores que não votaram nele em 2022, quando foi eleito com 50,90% dos votos, e também para manter parte do eleitorado que garantiu sua vitória.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Um levantamento realizado pelo Poder360 comparou os resultados de pesquisas nacionais conduzidas por seis institutos (PoderData, Datafolha, Ipec, Quaest, CNT/MDA e Paraná Pesquisas) entre o início de 2023 e o fim de 2024. Os dados indicam que, ao entrar na segunda metade de seu mandato, Lula possui índices de aprovação inferiores aos registrados nas urnas.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
De acordo com os estudos, as avaliações positivas do governo ou do desempenho do presidente caíram na maioria das pesquisas ao longo do período. Por exemplo, no levantamento do Datafolha, embora a variação esteja dentro da margem de erro, os resultados ainda são desfavoráveis ao governo.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Por outro lado, as avaliações negativas apresentaram crescimento expressivo na maioria das análises. Uma exceção foi identificada nos levantamentos do PoderData, onde a reprovação ao presidente registrou uma leve queda de dois pontos percentuais, também dentro da margem de erro.
Metodologia
O levantamento do Poder360 utilizou o primeiro e o último estudo nacional de avaliação do governo ou do desempenho de Lula divulgados por seis institutos de pesquisa: PoderData, Datafolha, Ipec, Quaest, CNT/MDA e Paraná Pesquisas.
Os enunciados das perguntas variam entre os institutos, abrangendo tanto a avaliação do governo federal quanto do próprio presidente. Para garantir abrangência, foram selecionadas formulações que permitissem avaliar a gestão de forma positiva, negativa ou “regular”.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
