Piauí conquista nota “B+” na avaliação do Tesouro Nacional sobre Capacidade de Pagamento-CAPAG

O Piauí conquistou a classificação de capacidade de pagamento "B+" (CAPAG) na avaliação fiscal referente ao exercício financeiro de 2023. Trata-se de uma classificação feita pelo Tesouro Nacional, a partir da análise de indicadores econômicos-financeiros de Estados e municípios , considerando os requisitos relacionados ao endividamento, liquidez e poupança corrente. Vale explicar que o mais (+) é um adicional positivo para os Estados, a exemplo do Piauí, que são nota A no Ranking da Qualidade da Informação Fiscal e Contábil do Setor Público Brasileiro.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
“Essa nota reforça a capacidade de pagamento do Estado e a manutenção do equilíbrio fiscal, tão importantes para a execução das políticas públicas que visam melhorar a qualidade de vida da população piauiense”, afirma o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Segundo o Superintendente do Tesouro Estadual, James Sousa, o resultado é fruto de um trabalho em equipe. “Parabenizo a equipe do Tesouro Estadual, que é responsável pela análise e acompanhamento dos dados contábeis e fiscais e ainda pelo envio dessas informações à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Esse resultado é fruto de um esforço contínuo de toda equipe, que serve como incentivo para continuarmos zelando pela qualidade e transparência dessas informações”, comenta o Superintendente do Tesouro Estadual, James Sousa.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
De acordo com o diretor da Unidade de Controle Contábil (UNICON), Bruno Cardoso, com essa nota, o estado do Piauí obtém a garantia da União para fazer operações de crédito. “Na prática, as taxas de juros oferecidas pelos bancos nas operações de crédito são menores, já que o estado tem o selo de bom pagador. Essa nota mostra o comprometimento da Secretaria da Fazenda, por meio do Tesouro Estadual, com a seriedade na condução de suas políticas fiscais, fazendo com que as informações prestadas sejam fidedignas. Parabenizo a todos os servidores da UNICON, que fizeram o seu papel de forma brilhante durante todo esse processo para a entrega dessa nota", ressalta Bruno Cardoso.
Neste ano de 2024, em junho, o Estado do Piauí também obteve, pelo segundo ano consecutivo, a nota máxima no Ranking da Qualidade da Informação Fiscal e Contábil, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com objetivo de avaliar a qualidade da informações e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe de todos os entes federativos.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
