'Corrupção drena mais recursos que o orçamento do Piauí', diz auditor do TCE em evento do MPF

O auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), José Inaldo, destacou a importância da atuação institucional no combate à corrupção. Atual diretor de Fiscalização de Pessoal e Previdência da Corte administrativa, ele participou de um evento promovido pelo Ministério Público Federal no Piauí, nesta segunda-feira (9), em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Durante sua fala, José Inaldo enfatizou que a luta contra a corrupção depende das pessoas que integram as instituições: “As instituições têm alma, e a alma das instituições são as pessoas que fazem parte [delas].”
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Ele ressaltou a necessidade de comprometimento para transformar a realidade social: “Se a gente não tiver esse compromisso de fazer melhor, a gente não vai prosperar. Então, todo dia a gente tem que se mobilizar para fazer mais e melhor, porque muitas pessoas precisam desse trabalho.”
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O auditor também fez um apelo para que os servidores públicos desenvolvam empatia pelas dificuldades enfrentadas pela população mais vulnerável:
“Quando a gente sai de casa, geralmente vai num carro, tem ar-condicionado, chega na sala para trabalhar, já tem uma garrafa de café. Se o ar-condicionado cai um pouquinho a temperatura, a gente reclama e vem alguém para ajudar. A gente esquece que muitas pessoas estão cortando cana no sol quente, tirando pó de carnaúba, muitas pessoas nos lixões e a gente se esquece disso. É com esse sentimento que a gente tem que pensar, o sentimento de pessoas humanas.”
Para José Inaldo, a corrupção é um problema que impacta diretamente o desenvolvimento do país:
“Esse mal da sociedade diz respeito a todos nós. No nosso país, só nas áreas prioritárias, o dinheiro que sai pelo ralo da corrupção, em muito supera o orçamento do Piauí e dos municípios juntos.”
Por fim, ele reforçou a importância de ações coordenadas como as promovidas pela Rede de Controle da Gestão Pública para garantir um futuro melhor: “Ou a nossa ação, como fizemos hoje, faz parte desse processo, ou a gente não tem esperança de um país melhor, mais justo.”
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
